LPO

Levantamento de Peso Olímpico (LPO)

 

Quem pratica CrossFit sabe o que é o LPO (Levantamento de Peso Olímpico). Mas, mesmo praticando, muita gente não conhece a história e os diferentes estilos dessa modalidade de esporte tão eficiente para a boa postura e fortalecimento muscular. Vamos conhecer então?

 

 🔼Historiadores contam que na China (1100 a.C.) e Grécia (600 a.C.) já eram realizados testes de força como comparativo entre homens, principalmente para eleger guerreiros e soldados . Estas atividades como levantamento de pedras, troncos e outros objetos foram a base do que viria a ser o LPO.

🔼A profissionalização do esporte, no entanto, teve que esperar mais de dois milênios pra acontecer. Foi já perto dos anos 1900 que o levantamento de peso começou a ter mais visibilidade, inclusive como atração circense num primeiro momento. O primeiro torneio da modalidade é datado de 1887 na Áustria, lugar que viria a ter a primeira escola de LPO do mundo.

 

🔼As federações começaram a aparecer na França e Rússia e o verdadeiro salto ocorreu com a participação do esporte nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em 1896. No Brasil, o aparecimento do LPO aconteceu por volta de 1898, com SP e RJ organizado os primeiros campeonatos pouco depois. 🇧🇷 Maria Elizabete Jorge, aos 43 anos, arrancou um nono lugar em Sydney-2000, no ano de estreia do LPO feminino em Olimpíadas. 🇧🇷 Fernando Reis é o atleta brasileiro de maior visibilidade na modalidade,  multi-campeão, recordista pan-americano e sempre bem posicionado nos mundiais de sua categoria (+105kg).

🔼 Diversos “centros” e escolas de levantamento de peso passaram a se desenvolver à partir do momento em que ele se tornou esporte olímpico. O mais legal disso tudo é que diversas técnicas começaram a aparecer e travar verdadeiros embates nas competições internacionais. Aqui vou contar pra vocês sobre três das mais famosas e, ao longo do mês que vem vamos nos aprofundar em algumas delas:

🔼 Russia: Os russos se abriram definitivamente pro mundo em 2018 não é mesmo?Mas o que poucos sabem é que a técnica desenvolvida na União Soviética (US) serviu de base para muito do que se vê hoje no esporte, principalmente nas categorias mais pesadas. Os treinamentos costumam abordar os exercícios de força e acessórios, bem como as diferentes fases do levantamento trabalhadas individualmente até à exaustão.

🔼 Bulgária: Essa antiga aliada da US fez uso dos métodos menos ortodoxos já vistos, e que na contrapartida geraram os resultados mais absurdos: medalhas e mais medalhas! Em meio a severas acusações de ilegitimidade, o famoso treinador Abadjiev focava apenas nas versões Power e Full dos Snatches e Clean&Jerks, além de Front/Back Squats. Estes 6 movimentos eram treinados por cerca de 6 horas por dia, em séries de duas reps bastante próximas à carga total (!!!).

🔼 China: Sempre que eu me deparo com o esporte oriental em geral, percebo que ele nunca é avaliado sozinho. O LPO chinês possui toda uma filosofia envolvida por trás, com padrões de comportamento, concentração e hábitos de vida que precedem o atleta de alto nível. Muito flexíveis e determinados, costumam revelar atletas de ponta em larga escala, principalmente nas categorias mais leves.

🔼 Aqui na CrossFit 9 de Julho nós trabalhamos com uma metodologia chinesa diferenciada, desenvolvida pela OgreBarbell, a qual sou certificado level 1 e level 2 #ogrebarbellteam. Para saber mais sobre a nossa metodologia, entre em contato e agende uma aula experimental.

#LPO #CrossFit #CF9J #LPOBrasil #Snatch#CleanAndJerk #Deadlift #China #Russi

Deixe um comentário