FAQ

O WOD é o exercício do dia, que dura em média entre 5 e 20 minutos. Os exercícios que formam o WOD variam freqüentemente, pois o programa tenta fugir da rotina.

Sempre ao início da aula dedica-se um tempo para a explicação/treino dos movimentos a serem realizados pois dessa forma você é capaz de executar os movimentos durante o treino.

Um WOD pode ser, por exemplo:
• 150 agachamentos
• 100 abdominais
• 50 flexões

Portanto este é o exercício do dia. Todos os alunos irão iniciar o exercício ao mesmo tempo, e o objetivo é terminar os movimentos no menor tempo possível.

Para o CrossFit não existe músculo a ser trabalhado no dia, pois os movimentos realizados sempre utilizam o corpo de uma forma geral. É uma mentalidade diferente do que estamos normalmente acostumados, que seriam os exercícios isolados, com intervalo, porém muito mais dinâmico, interativo e empolgante!

Normalmente a aula tem duração de 1 hora, e tudo que você tem de realizar já está previamente determinado. Ou seja, durante um dia irão ser realizadas diversas aulas de 1 hora com um mesmo WOD (exercício do dia), portanto 1 vez ao dia é mais que suficiente

A aula consiste de:
• Aquecimento
• Treino de Habilidade e-ou Força
• WOD (Exercício do Dia)

O interessante é que todos os seus tempos são registrados em um sistema dentro da academia ao final da aula, sendo assim você pode acompanhar sua evolução e comparar seu tempo com outras pessoas. Todos irão fazer o mesmo treino, porém este será adaptado ao seu condicionamento físico e limitações.

No Aquecimento serão passados diversos exercícios para elevar seu batimento cardíaco e preparar seu corpo para o exercício principal, porém, ainda nessa etapa, o exercício já tem um certo grau de intensidade. No treino de Habilidade/Força você irá aprender alguma técnica diferente, como, por exemplo, fazer o agachamento com apenas uma perna (pistols). Caso a habilidade não seja muito intensa, pode haver ainda um treino de força, na qual faremos exercícios com alta carga e baixo número de repetições, como, por exemplo, agachamentos ou remada. O WOD (exercício do dia) é o exercício principal, no qual haverá um tempo a ser cumprido (realizar os movimentos por 15 minutos) ou tarefa (realizar a sequência dos movimentos propostos no menor tempo possível). Para finalizar temos o Alongamento, que serve para reduzir seus batimentos cardíacos e “colocar tudo no lugar”. Tudo isso em 1 hora!

O programa CrossFit é focado na intensidade e a intensidade está diretamente ligada a benefícios para seu corpo e saúde geral. Ele te prepara para se tornar um atleta, não um “bodybuilder” ou apenas aquele aspecto “sou forte sem força nenhuma”. Os exercícios do CrossFit envolvem um ambiente esportivo no qual existe competição e diversão, focando sempre na melhora constante de sua técnica trazendo uma nova visão quando falamos na definição de pessoas em forma. Para nós, alguém em forma deve ser bom em tudo e não especializado em nada.

Mas o CrossFit não é apenas um programa físico suportado por um programa alimentar, mas também uma comunidade na qual todos se ajudam e sabem muito mais que apenas seu nome.

As mudanças do CrossFit vão muito além do aspecto físico. Muita gente que olha de fora não sabe, mas quando você pratica CrossFit, devido a intensidade do exercício, existe momentos em que sua mente quer desistir antes mesmo do seu corpo. Aos poucos você aprende a controlar seu psicológico e isso te traz diversos benefícios para sua vida como um todo.

Não, não será fácil!

Um programa de exercícios é em partes um comprometimento que você faz, portanto, não brinque em serviço. E quando falamos de CrossFit a coisa fica ainda mais séria.

Eu sempre falo para nossos alunos, se você quer fazer CrossFit lembre-se: “Sua mente deve ser mais forte que seu corpo”. Porque? Faça um WOD que essa dúvida irá sumir… Esse não é o tipo de academia que você vai e volta do mesmo jeito que entrou, tenha certeza, ao final da aula, você estará acabado, em todos os sentidos.

Muitos dos programas físicos ou atividades que existem por ai acabam com seus clientes perdendo o interesse pois não conseguem “carregar” o estilo de vida proposto para fora daquele ambiente. Na verdade não é fácil treinar o corpo, comer bem e levar a vida de forma saudável.

Essas são batalhas diárias que devemos enfrentar se quisermos fazer CrossFit. Este é um esporte que EXIGE que você adote um estilo de vida mais saudável ou não irá conseguir evoluir em seu treinamento. Não evoluir em seu treinamento significa mostrar para a comunidade (sim, você irá acabar sendo parte desta comunidade) que você não deseja melhorar sua saúde e seus hábitos, portanto, resta a você neste caso, ser uma pessoa mais saudável.

E vamos ser honestos, o corpo humano é um bem tão valioso que seria um desperdício não cuidar dele. Juro que me entristece ver pessoas comendo de forma completamente descuidada, não movimentando o corpo nunca, perdendo flexibilidade, força, rapidez e todas as outras coisas que são potenciais a serem explorados em seu corpo.

Portanto, se quiser fazer CrossFit, a primeira coisa que você deve fazer é comer bem. Com a escolha dos alimentos certos você poderá evoluir em seus treinamentos, pois lembrando, CrossFit é um programa que tem como objetivo te tornar um atleta, para que assim você possa aproveitar todos os benefícios de ser um atleta!

Para mim estar em boa forma quer dizer ser fisicamente saudável e funcional. E a consequência disso é ter um corpo sarado, sim, esse não é o objetivo do CrossFit, mas certamente será uma consequência dele!

Outro ponto a se considerar antes de procurar uma “box” é que boa parte de seu tempo deverá ser dedicada a treinamentos de mobilidade (bolas de lacrosse, rolos, alongamento) e à aprender a escutar seu corpo. Nem toda pessoa pode ser submetida ao mesmo nível de treinamento e intensidade, portanto deixe seu ego na porta, e evolua, nunca pule etapas nesse treinamento mesmo que você tenha ao seu lado um “coach” destreinado que insiste que você deve aumentar o peso quando você tem certeza que não deveria fazer isso.

Minha útima dica tem a ver com a consistência e o sono. Você deve começar a ir para uma box sabendo que isso não será fácil e que cada dia será uma batalha, mas isso não deve dasanimar ninguém. Comece devagar e lembre-se um dia na semana é sempre melhor que nenhum. Já o sono, pois é, este vai ter que acontecer, e para os que tem dificuldade em dormir boa notícia, CrossFit é o melhor tratamento para insônia. Porque? Denovo, faça um WOD!

Você deve descansar quando o seu corpo estiver dizendo que não esta no seu melhor dia. Neste dia você vai estar se sentindo super cansado, com todas as partes do seu corpo doendo e sem aquela disposição que esta acostumado quando realiza o WOD. Ouça o seu corpo.

Normalmente este dia acontece depois de 2, 3 ou até 4 dias seguidos de treinos intensos. O método CrossFit diz que o ideal seria 3 dias “ON” e 1 dia “OFF”. Segundo eles, esse seria um bom padrão para manter volume de intensidade sem perda de técnica e eficiência pois após 3 dias consecutivos de treinamento intenso seu sistema neuro-muscular vai estar em níveis de estresse elevado. Descanse para poder dar 100% no dia seguinte.

Não tem problema você perder o WOD do dia em que você não foi. Vamos supor que você treinou Seg/Ter/Qua e na Quinta você resolveu escutar o seu corpo e descansar, porém justo neste dia você viu que tinha habilidades que eram necessárias para a sua melhora, ou até mesmo um WOD que você realmente gostaria de fazer. NÃO SE PREOCUPE, não vai ser por causa deste dia que você ira se tornar um crossfiter melhor, muito pelo contrário. As vezes você não conseguiria dar o melhor de si e acabar se frustando, pois não conseguiu realizar aquela tarefa como deveria se estivesse descansado.

APENAS 1 WOD POR DIA, a não ser que você esteja se preparando para os CrossFit Games.

Este método foi criado para você dar o máximo de si naquele determinado momento e pronto. Vamos supor que você programe 2 WOD’s no seu dia, será que você não vai se segurar no primeiro para poder dar o “máximo” no outro dali algumas horas? Ou até mesmo ao contrário, você está se sentindo super bem naquela hora e faz um ótimo tempo no primeiro WOD, será que você vai estar inteiro e ir tão bem quanto no primeiro?? Por isso não economize esforços na hora de realizar o seu WOD para assim ter certeza de que foi aquilo ali o seu 100%.

Diversos estudos científicos já comprovaram que curtas sessões de exercícios de ate mesmo 5 minutos já são o suficiente para criar adaptações favoráveis e melhora de condicionamento físico e consequentemente um organismo saudável.

Essa é uma sentença que cada vez mais ouvimos… e não vamos mentir: sim, você pode se machucar praticando CrossFit. Mas muito mais perigoso do que o CrossFit em si é deixar de realizar os movimentos que aprendemos no CrossFit, ou seja, os movimentos que você realiza para viver! A razão por detrás disso é que esses movimentos são aqueles que te fazem andar, pular, agachar, sentar, levantar, segurar, alcançar e desviar em seu dia-a-dia. Você sabia que quando você pega suas compras do chão você está realizando um levantamento terra? Então, porque nesse momento não é perigoso que você realize esse movimento sem o ter treinado? Não seria muito melhor se você já o tivesse treinado, até com mais carga, para que desta maneira pudesse executar esta ação da forma mais segura possível? Você sabia que quando você precisa sair de uma piscina você realiza uma muscle-up? Quantas vezes não vemos pessoas usando as escadas pois não sentem confiança em subir pelas laterais? E se fosse um caso onde não houvesse a escada? Em um rio? Uma ponte? Perigoso é deixar de realizar movimentos necessários em sua vida, isso sim é perigoso!

Seja brincar com seus filhos, sentar na privada, no sofá, andar, correr ou escalar, estas são capacidades que quando não mais facilmente executadas nos tornam “inválidos” — nos fazem parar em um asilo. Enquanto somos capazes de nos mover sozinhos, podemos ter uma vida mais digna e independente. É neste ponto que a magia do CrossFit tem muito a adicionar. Ele garante que você reproduza dentro da “box” (academia) os movimentos que necessitamos para viver.

Quando você iniciar o CrossFit, provavelmente seu objetivo não será se tornar um Levantador de Peso Olímpico, mas ao aprender esta técnica você será capaz de controlar corpos em movimentos da forma mais segura e eficaz, e este é um benefício sem comparação. Com quase toda certeza sua meta não é ser um Ginasta Olímpico, porém através desta modalidade você será capaz de controlar seu corpo de uma maneira mais produtiva. A mesma coisa serva para os benefícios aeróbios que o programa irá te trazer, tornando você mais condicionado para o seu dia a dia!
Portanto a próxima vez que alguém te disser: “Eu ouvi dizer que CrossFit é super perigoso”, responda:
”Você provavelmente levantou e sentou milhões de vezes em toda sua vida. Tomara que em cada uma destas vezes você tenha agachado da forma correta! Se não, isto sim foi perigoso!”