O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR A FAZER CROSSFIT?

Tempo de leitura: 3 minutos

Não, não será fácil!

Um programa de exercícios é em partes um comprometimento que você faz, portanto, não brinque em serviço. E quando falamos de CrossFit a coisa fica ainda mais séria.

Eu sempre falo para nossos alunos, se você quer fazer CrossFit lembre-se: “Sua mente deve ser mais forte que seu corpo”. Porque? Faça um WOD que essa dúvida irá sumir… Esse não é o tipo de academia que você vai e volta do mesmo jeito que entrou, tenha certeza, ao final da aula, você estará acabado, em todos os sentidos.

Muitos dos programas físicos ou atividades que existem por ai acabam com seus clientes perdendo o interesse pois não conseguem “carregar” o estilo de vida proposto para fora daquele ambiente. Na verdade não é fácil treinar o corpo, comer bem e levar a vida de forma saudável.

Essas são batalhas diárias que devemos enfrentar se quisermos fazer CrossFit. Este é um esporte que EXIGE que você adote um estilo de vida mais saudável ou não irá conseguir evoluir em seu treinamento. Não evoluir em seu treinamento significa mostrar para a comunidade (sim, você irá acabar sendo parte desta comunidade) que você não deseja melhorar sua saúde e seus hábitos, portanto, resta a você neste caso, ser uma pessoa mais saudável.

E vamos ser honestos, o corpo humano é um bem tão valioso que seria um desperdício não cuidar dele. Juro que me entristece ver pessoas comendo de forma completamente descuidada, não movimentando o corpo nunca, perdendo flexibilidade, força, rapidez e todas as outras coisas que são potenciais a serem explorados em seu corpo.

Portanto, se quiser fazer CrossFit, a primeira coisa que você deve fazer é comer bem. Com a escolha dos alimentos certos você poderá evoluir em seus treinamentos, pois lembrando, CrossFit é um programa que tem como objetivo te tornar um atleta, para que assim você possa aproveitar todos os benefícios de ser um atleta!

Para mim estar em boa forma quer dizer ser fisicamente saudável e funcional. E a consequência disso é ter um corpo sarado, sim, esse não é o objetivo do CrossFit, mas certamente será uma consequência dele!

Outro ponto a se considerar antes de procurar uma “box” é que boa parte de seu tempo deverá ser dedicada a treinamentos de mobilidade (bolas de lacrosse, rolos, alongamento) e à aprender a escutar seu corpo. Nem toda pessoa pode ser submetida ao mesmo nível de treinamento e intensidade, portanto deixe seu ego na porta, e evolua, nunca pule etapas nesse treinamento mesmo que você tenha ao seu lado um “coach” destreinado que insiste que você deve aumentar o peso quando você tem certeza que não deveria fazer isso.

Minha útima dica tem a ver com a consistência e o sono. Você deve começar a ir para uma box sabendo que isso não será fácil e que cada dia será uma batalha, mas isso não deve dasanimar ninguém. Comece devagar e lembre-se um dia na semana é sempre melhor que nenhum. Já o sono, pois é, este vai ter que acontecer, e para os que tem dificuldade em dormir boa notícia, CrossFit é o melhor tratamento para insônia. Porque? Denovo, faça um WOD!