CROSSFIT É PERIGOSO?

Tempo de leitura: 2 minutos

Essa é uma sentença que cada vez mais ouvimos… e não vamos mentir: sim, você pode se machucar praticando CrossFit. Mas muito mais perigoso do que o CrossFit em si é deixar de realizar os movimentos que aprendemos no CrossFit, ou seja, os movimentos que você realiza para viver! A razão por detrás disso é que esses movimentos são aqueles que te fazem andar, pular, agachar, sentar, levantar, segurar, alcançar e desviar em seu dia-a-dia. Você sabia que quando você pega suas compras do chão você está realizando um levantamento terra? Então, porque nesse momento não é perigoso que você realize esse movimento sem o ter treinado? Não seria muito melhor se você já o tivesse treinado, até com mais carga, para que desta maneira pudesse executar esta ação da forma mais segura possível? Você sabia que quando você precisa sair de uma piscina você realiza uma muscle-up? Quantas vezes não vemos pessoas usando as escadas pois não sentem confiança em subir pelas laterais? E se fosse um caso onde não houvesse a escada? Em um rio? Uma ponte? Perigoso é deixar de realizar movimentos necessários em sua vida, isso sim é perigoso!

Seja brincar com seus filhos, sentar na privada, no sofá, andar, correr ou escalar, estas são capacidades que quando não mais facilmente executadas nos tornam “inválidos” — nos fazem parar em um asilo. Enquanto somos capazes de nos mover sozinhos, podemos ter uma vida mais digna e independente. É neste ponto que a magia do CrossFit tem muito a adicionar. Ele garante que você reproduza dentro da “box” (academia) os movimentos que necessitamos para viver.

Quando você iniciar o CrossFit, provavelmente seu objetivo não será se tornar um Levantador de Peso Olímpico, mas ao aprender esta técnica você será capaz de controlar corpos em movimentos da forma mais segura e eficaz, e este é um benefício sem comparação. Com quase toda certeza sua meta não é ser um Ginasta Olímpico, porém através desta modalidade você será capaz de controlar seu corpo de uma maneira mais produtiva. A mesma coisa serva para os benefícios aeróbios que o programa irá te trazer, tornando você mais condicionado para o seu dia a dia!
Portanto a próxima vez que alguém te disser: “Eu ouvi dizer que CrossFit é super perigoso”, responda:
”Você provavelmente levantou e sentou milhões de vezes em toda sua vida. Tomara que em cada uma destas vezes você tenha agachado da forma correta! Se não, isto sim foi perigoso!”